O que é Miomas?

Os miomas uterinos são tumores não cancerosos que se desenvolvem no útero de algumas mulheres. Eles são compostos por células musculares lisas e tecido conjuntivo e podem variar muito em tamanho, número e localização. Muitas mulheres que têm miomas não apresentam sintomas e, nesses casos, o tratamento pode não ser necessário. No entanto, quando os miomas causam problemas, como sangramento menstrual intenso, dor pélvica ou pressão abdominal, diversas opções de tratamento podem ser consideradas.

Como é o tratamento dos Miomas?

Os médicos geralmente adotam uma abordagem individualizada ao tratar miomas, levando em conta a gravidade dos sintomas, a idade da paciente, a localização e o tamanho dos miomas, bem como a sua vontade de preservar a fertilidade. Opções de tratamento podem incluir o uso de medicamentos para aliviar sintomas como dor ou sangramento, procedimentos minimamente invasivos, como embolização das artérias uterinas para reduzir o suprimento de sangue para os miomas, ou miomectomia, um procedimento cirúrgico para remover os miomas enquanto preserva o útero.

Os sintomas podem incluir sangramento menstrual excessivo, períodos prolongados, dor pélvica, pressão abdominal, micção frequente ou dificuldade para esvaziar a bexiga, dor durante a relação sexual e, em alguns casos, complicações na gravidez.

Em alguns casos, miomas uterinos podem afetar a fertilidade, interferindo na implantação do embrião ou aumentando o risco de complicações durante a gravidez. Contudo, muitas mulheres com miomas conseguem engravidar sem problemas.

Os miomas uterinos são tumores benignos e raramente se transformam em câncer. No entanto, é importante realizar exames médicos regulares para monitorar qualquer mudança nos miomas.

Preencha o formulário para agendar uma avaliação.

Todos os direitos reservados | Dr. César Patez